Marca da Anpcont Marca da Anpcont
4 a 7 de junho de 2016
RIBEIRÃO PRETO - SP

Temática do Evento

Áreas Temáticas para os trabalhos das seções interativas, convencionais e especiais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor (CPT)

Coordenador: Diana Vaz de Lima

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados ao setor público e ao terceiro setor como: Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos, Controladoria na gestão pública, Lei de Responsabilidade Fiscal, Desempenho do Setor Público, Disclosure de informações à sociedade, Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, Sistemas de administração financeira e a Contabilidade Governamental, Auditoria pública, Contabilidade e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor; governança e desempenho no terceiro setor.

Contabilidade para Usuários Externos (CUE)

Coordenador: Paulo Roberto da Cunha

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos de identificação, mensuração e divulgação da informação contábil. Desdobra-se principalmente em: Teoria da contabilidade, Contabilidade societária, Contabilidade internacional e comparada, Balanço social (Demonstração do valor adicionado, Balanço ambiental, Balanço de recursos humanos e Prestação de serviços à comunidade), Capital intelectual, Agribusiness, Análise das demonstrações contábeis, Reconhecimento dos efeitos inflacionários, Contabilidade tributária.

Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG)

Coordenador: Antônio André Cunha Callado

Envolve campo de pesquisa e desenvolvimento de estudos sobre instrumentos de apoio ao processo de planejamento e controle das organizações. Desdobra-se principalmente em: Controladoria empresarial, Controladoria aplicada à logística, Contabilidade gerencial e teorias organizacionais / psicológicas, Contabilidade e análise de custos, Gestão e custeio baseados em atividades (ABC/ABM), Gestão econômica (GECON), Planejamento e controle orçamentário, Controle gerencial nas organizações, Tecnologia e sistemas de informação, Avaliação de projetos de investimentos, Teoria das restrições e Auditoria em sistemas de informação.

Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais (MFC)

Coordenador: Patrícia Maria Bortolon

Abrange estudos e pesquisas voltados para os aspectos conceituais e/ou empíricos dos respectivos mercados, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou os projetados. Desdobra-se principalmente nos seguintes focos: Auditoria, Finanças corporativas, Valuation, Gestão de riscos, Métodos quantitativos aplicados à contabilidade.

Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC)

Coordenador: Gilberto José Miranda

Estudo de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam ao aprimoramento e melhoria de todo o processo ensino-aprendizagem, e das construções de trabalhos científicos em todas as áreas do campo de conhecimento das Ciências Contábeis.